segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ficha Telefônica! #Nostalgia!

Hoje em dia você mal aprende a falar e já ganha um aparelho de telefone celular, com seu número próprio e, dependendo do modelo, máquina fotográfica digital e tocador de MP3 junto.Por conta disso é cada vez mais incomum ver alguém procurando por um telefone público, que é um daqueles telefones fixos que estão nas ruas e funcionam com cartões. Agora vem a parte legal: você sabia que antigamente eles funcionam com fichas ao invés de cartões?


Pois é, para falar num telefone público você precisava de uma ficha telefônica - ou ficha de telefone - , que era um tipo de moedinha de metalcom alguns riscos que facilitavam a entrada dela dentro do aparelho. Você soltava a ficha por esse buraco e assim que ela caía, você tinha três minutos para falar.
Se esses três minutos acabassem e você não jogasse outra ficha, bau bau, a ligação era cortada e você nem tinha dito "tchau" ainda. Por isso as fichas eram vendidas em forma de 
tirinhas, com várias delas dentro dos papéis.


Como naquela época muita gente usava os telefones públicos, era normal que eles ficassem lotados de fichas lá dentro. Por isso a polícia tinha que ficar sempre de olho, pois os ladrões muitas vezes arrombavam esses telefones para roubar suas fichas.
Outra curiosidade: os telefones públicos logo foramapelidados de orelhões, isso por causa do seu formato, que lembra a orelha de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário